X

Por que estudar Sociologia?,

Texto escrito pela professora Juliana Rodrigues

Resultado de imagem para sociologia imagem

A Sociologia surge como uma ciência que estuda as relações interpessoais e como essas relações se manifestam no grupo, nas instituições, enfim em todas a sociedade, em seus diversos aspectos , sejam sociais, políticos, econômicos e culturais.

Durkheim foi o primeiro a inserir a disciplina na Universidade de Bordeaux,(França) em 1887, como parte dos currículos oficiais.

No Brasil essa disciplina, integrará os currículos, especialmente nas escolas normais, nas primeiras décadas do século XX, embora aparecesse também nos cursos do Ensino Médio e Superior.

Com a nova LDB – Lei 9394/96, A disciplina se torna obrigatória nos currículos do Ensino Médio. No entanto a interpretação equivocada expressa a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM) contradizem a LDB, pois ela acaba sendo inserida como conteúdos que devem ser abordados de maneira interdisciplinar pelas áreas das ciências humanas.

O ir e vir da Sociologia no Ensino Médio impediu que se desenvolvesse uma tradição de ensino desta ciência nas escolas. Ficou prejudicada a pesquisa nesta área, o desenvolvimento de metodologias adequadas, de textos didáticos sérios, de recursos didáticos tais como, audiovisuais, entre outros.

Por tudo isso, não cabe recuos em relação a avanços como a permanência da Sociologia na formação da nossa juventude, da mesma forma que é preciso agir rápido para assegurar as condições políticas que garantam o conjunto das outras providências necessárias a uma educação de qualidade para todos.

Deste modo a volta da Sociologia como disciplina obrigatória nos currículos do Ensino Médio, contribui, para uma melhor formação intelectual e acima de tudo, crítica. Os alunos entram em contato com conceitos sociológicos e assim desmistificam a sua visão de senso comum a cerca dos problemas sociais dos quais muitas vezes ele próprio é uma vítima.

Percebemos que a Sociologia é uma disciplina que também pode contribuir para a superação do senso comum e tornar os educandos sujeitos críticos e conscientes do seu papel de cidadão.

NÃO PERCA TEMPO,
FAÇA JÁ SUA MATRÍCULA!

garanta sua vaga